O ANFRA

ANFRAsO Que É?


UtubeO Airsoft Norte-Fluminense Real Action é uma reunião de times da região que decidiram jogar a modalidade Real Action em torno de uma única regra!

O embrião do grupo foi o time Arkanjos Real Action lá nos idos de 2015 quando começou a propor aos times amigos que se concentrassem em torno de um único compêndio de regras, sendo tomado como base o compêndio do Galos de Briga, nacionalmente famoso.

Depois de alguns meses de inatividade dada uma semi-fusão com outro grupo da região, o ANFRA retorna com vigor reestruturando-se em sua organização e determinando novas bases de crescimento para o esporte e a modalidade no estado do Rio de Janeiro e cercanias.

Valores & Objetivos


O ANFRA presa pela seriedade e compromisso com a modalidade e o respeito às regras.

Agimos desta maneira – muitas vezes austera para os demais times/modalidades dentro do Airsoft – por termos vivenciado ou visto inúmeras experiências de brigas e desentendimentos na tentativa de prática do Real Action. Então, apesar de sermos todos amigos e prezarmos isso, no ANFRA não existem Coleguismo ou meias palavras. Um companheiro de time ou não que vá em desacordo com as regras da organização será punido no rigor estatutário previamente disposto; seja ele o melhor amigo ou jogador da organização, experiente ou novato, líder ou membro!

Para nós, “Menos é Mais”, isso se traduz em:

Não queremos números imensos e operações grandiosas; queremos jogos de qualidade! Seja com 10, 20, 70 ou 80 Operadores!

A adesão às regras e o respeito àqueles que o fazem é pedra fundamental do ANFRA!

Como se Organiza?


As bases do ANFRA são construídas sobre o Estatuto e o Compêndio de Regras, dois documentos de suma importância para a saúde e força da organização.

O Estatuto é o documento que rege a administração da entidade e o Compêndio de Regras, a parte desportiva.

Curando ambos os documentos e resolvendo as questões de ordem que eventualmente surgem está o Conselho de Liderança: uma estrutura que congrega dois membros de cada time membro do ANFRA.

O Conselho se reúne por meios eletrônicos sempre que preciso e decide as questões levadas por qualquer membro, de qualquer time, através de votações de maioria simples, facilitando o processo!

Todas as decisões do Conselho do ANFRA são postadas nos meios de comunicação estatutários e na página “Comunicados” neste site!

Tonalização de Fardamentos


O ANFRA reserva-se o direito de cobrar que seus times-membros tenham UM (01) conjunto de fardamento completo que obedeça a diferenciação de tons conforme imagem abaixo:CamosANFRA

Desta maneira todos os operadores devem seguir o fardamento determinado pelo seu time e o mesmo deve se adequar completamente ao gráfico ao lado.

Recomenda-se que os times possuam um fardamento de cada tom para que facilite a organização das atividades.